domingo, 28 de dezembro de 2008

Tefé-Am- Uma cidade esquecida por seus Governantes!



Imagem Aérea de Tefé-Am.



A denominação dada ao município e à sua sede, provém da tribo indígena das “Tapibás” de cujo vocábulo o de “Tefé” é corrutela.
População: 62.920 habitantes
Homens: 31.931
Mulheres: 30.989
Área Total: 23.808,0 km²
Dens. Demográfica: 2,64 hab/km²
Altitude: 75 m
DDD: 97
CEP: 69470-000

Bom, a palavra Tefé pra mim tem um significado muito especial, porque logo trago a memória a Cidade onde passei minha infância, e onde até hoje meus pais e irmãos moram.
O que falar de Tefé....No final do Ano passado 2007 estive lá para rever meus amados pais, irmãos e sobrinhos afinal já faziam muitos anos que não nos víamos.Fiquei bastante emocionada e ao mesmo tempo chocada com as imagens que via a medida que fazíamos o percurso para chegar na casa de meus pais.A cidade estava praticamente igual, só mudou os rostos que me apareciam nesse trajeto, a cidade teve poucas melhorias, hoje já é bem comum o uso da motocicleta como meio de transporte, mas o trânsito não tem nenhum tipo de sinalização, resumindo a cidade não se organizou ainda nesse sentido e em outros mais...
Continuando meu trajeto cheguei no bairro mais querido que há, o bairro do Abial,onde morei, vou contar um pouco sobre essa ilha, ilha é isso mesmo o bairro do Abial ou continente abiático, como é conhecido, é um bairro que é o único separado do resto da cidade, pra você atravessar pra lá você precisa pegar uma catraia, termo usado pelos moradores,é uma canoa com motor, quando cheguei as ruas do Abial, ví o retrato do abandono e desrespeito com os cidadãos de bem que moram alí, as ruas fizeram-me lembrar daqueles filmes antigos de bang-bang, todas esburacadas,o resto de asfalto que tem é todo quebrado, até as motos que passam por alí passam com muita dificuldade, e quando chove, fica quase impossível você sair de casa.
Infelizmente não pude ficar mais tempo para visitar mais lugares, mas chego a conclusão que muito pouco foi feito nesses anos por parte de seus representantes públicos, depois de Manaus, foi Tefé a primeira localidade amazonense a receber Foros de Cidade e acho inadimissível o abandono desta parte do Amazonas que muito pouco se ouve falar, oro para que essa lamentável realidade mude e que o prefeito que foi reeleito Sr.Sidônio faça valer a pena seus 8 anos de mandato e que não ignore o fato de que o Abial é parte da cidade e que precisa de uma atenção especial e urgente!


...E PROGRESSO?
Leia o
Diagnóstico do Projeto Rondon feito em Tefé-Am.



Arquivo pessoal/eu tirei esta foto quando estava atravessando na catraia e no fundo o bairro do Abial.

Vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=Uaq3EtwCFAw

Quesaber mais sobre esta cidade? Acesse

Nenhum comentário: